Filmes sobre direitos femininos

 

Que o cinema, de modo geral, conta histórias de homens, brancos em sua maioria, nós já sabemos; mas existem algumas pessoas que estão tentando contar histórias onde mulheres têm grande importância. Existem aqueles que também se engajam no movimento feminista e resolvem mostrar narrativas que além do protagonismo feminino, desejam falar sobre os direitos das mulheres.

Separei cinco filmes que mostram a luta das mulheres, seja nos anos 60, 70 ou até mesmo nos dias de hoje. Eles não são perfeitos, alguns possuem pouco aprofundamento ou romantizam bastante a luta feminista; mas são obras que possuem a coragem de falar sobre o tema, o que é muito necessário.

She’s Beautiful When She’s Angry

O documentário She’s Beautiful When She’s Angry mostra a trajetória das mulheres dentro do movimento feminista dos EUA, que nos anos 60 e em boa parte de suas vidas, lutaram por mudanças. As diferenças de visões, o movimento feminista negro, o movimento feminista lésbico, o filme mostra as variadas vertentes da luta pelos direitos iguais.

Mulheres do Século XX

Mulheres do Século XX mostra a vida de três mulheres de diferentes idades vivendo em 1979. Dorothea é uma mãe solteira na casa dos 50 anos que precisa cuidar do filho adolescente em meio a inúmeras mudanças culturais. Ela conta com a ajuda de duas mulheres. Abbie é uma artista punk que vira muito amiga de Jaime, filho de Dorothea, e o apresenta ao feminismo, mostrando que ele pode ser diferente dos homens que ela está acostumada a lidar. E Julie, melhor amiga de Jamie e por quem ele é apaixonado, uma adolescente que ainda está descobrindo quem é de verdade.

Revolução em Dagenham

O filme retrata de maneira ficcional a greve feminina que aconteceu em 1968 nas fábricas da Ford, quando 187 mulheres trabalhadoras começaram um protesto contra a Ford por discriminação sexual e a diferença absurda de salário entre elas e os homens que trabalhavam para a mesma empresa. O que começou como uma reclamação acabou se tornando algo muito maior e que mobilizou mulheres ao redor de Londres.

Resposta de Mulheres: Nosso Corpo. Nosso Sexo

Documentário de 8 minutos dirigido por Agnès Varda, uma diretora belga radicada na França, visionária da Nouvelle Vague francesa, sempre retratou as mulheres em suas obras. Em 1975 esse curta mostra mulheres falando sobre o que é ser mulher e que o corpo feminino não existe para apreciação masculina.

Silêncio das Inocentes

O documentário mostra a realidade brasileira com relação ao feminicídio, que ainda faz inúmeras vítimas no país, mesmo após a criação da Lei Maria da Penha.

Já assistiu algum desses filmes? O que achou deles?

Um comentário em “Filmes sobre direitos femininos

Deixe uma resposta