Clipes com mulheres empoderadas

 

Faz pouco tempo que estava olhando alguns clipes de quando era adolescente e fiquei bem incomodada não só com as péssimas mensagens para as mulheres dentro das canções (competitividade feminina, valorização de abusos contra as mulheres etc) quanto com os absurdos que eram as versões audiovisuais dessas músicas.

Então resolvi fazer uma listinha que siga um rumo contrário desse clipes machistas. Uma lista onde só tem mulher empoderada ajudando no empoderamento das outras minas. Alguns dos clipes são recentes, outros nem tanto; mas só tem mulher maravilhosa.

Salute – Little Mix

Passei bastante tempo ouvindo falar dessa girl band, mas só parei pra escutá-las de verdade agora em 2017. E ouvindo a letra de Salute não dá pra negar que tem um discurso empoderador aí: Moças em todo o mundo, escutem / Estamos à procura de recrutas / Se você estiver comigo / Deixe-me ver suas mãos / Levante-se e faça a saudação / Representando todas as mulheres / Saudação! / Somos quem somos / Nós não precisamos de nenhuma camuflagem / Apenas mulheres / Gritos de batalha / E nós estamos decolando”.

Respeita – Ana Cañas

Com um clipe mostrando mulheres ´dos mais variados estilos, profissões, classes sociais cantando a música da Ana Cañas, o clipe de Respeita é um tapa certeiro e diz tudo o que precisa dizer. E olha essa letra: Desrespeitada, ignorada, assediada, explorada
Mutilada, destratada, reprimida, explorada / Mas a luz não se apaga / Digo o que sinto / Ninguém me cala.

Can’t Hold us Down – Christina Aguilera

Aguilera fez parte da minha adolescência. Eu era bem novinha quando ela apareceu cantando músicas adocicadas. E foi bem quando eu era adolescente que todos ficaram em choque quando ela mudou completamente sua imagem angelical e passou a cantar músicas mais autorais e que falavam sobre questões mais pessoais para ela como mulher. Can’t Hold us Down é exatamente dessa época maravilhosa da sua carreira, quando ela lançou Stripped. Olha a letra: Então eu não posso ter uma opinião? / Devo ficar calada só porque sou uma mulher? / Me chama de vaca porque eu falo o que está na minha cabeça / Talvez seja mais fácil pra você quando eu apenas sento e sorrio / Quando uma mulher responde / Logo os sabichões não sabem o que fazer.

Survivor – Clarice Falcão

A Clarice tem umas canções iinteressante sobre empoderamento feminino, mas a maioria não tem clipes, então escolhi Suvivor. Sim, a música é originalmente do grupo Destiny’s Child, aquele mesmo que a Beyonce fazia parte. Só que apesar de adorar a versão original, acho que o clipe da Clarice tem tudo a ver com empoderamento feminino, de um jeito bem minimalista. Saca a letra: Pensou que não podia respirar sem você / Estou respirando / Você pensou que eu não podia ver sem você / Visão perfeita / Você pensou que eu não poderia durar sem você / Mas sou resistente / Você pensou que eu iria morrer sem você / Mas estou vivendo.

 

Um comentário em “Clipes com mulheres empoderadas

Deixe uma resposta